A Arte de Educar

“ Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.”

Jean Piaget





terça-feira, 25 de maio de 2010

MEC quer progressão continuada do aluno até 3º ano

O CNE (Conselho Nacional de Educação) se prepara para recomendar que todas as escolas publicas e privadas do pais não reprovem mais os alunos matriculados nos três primeiros anos do ensino fundamental 9de 6 a 8 anos de idade, em media). Se for homologada pelo ministro Fernando Haddad, a resolução entra em vigor em 2011, mas não tem força de lei, ou seja, só adota quem quiser.
Segundo Edna Martins Borges, coordenadora-geral do ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC, o conselho espera que em alguns anos o Brasil deixe de reprovar em todas as series do ensino fundamental.
A reprovação é tida como uma das causas da evasão escolar no país. No rio de Janeiro, as crianças da rede municipal já convivem com a regra que o CNE vai recomendar: os alunos dos três primeiros anos são reprovados apenas ao fim do terceiro ano. “Reprovar não é solução para nada durante o processo de alfabetização”, disse ao jornal O Globo a Secretária Municipal de Educação do rio, Claudia Costin. Em porto Alegre (RG), o sistema começou em 1995 e tornou-se obrigatório em 2000.
A idéia do CNE encontra resistências entre pais e educadores. Críticos afirmam que a progressão continuada não da resultado sozinha. As crianças precisam de acompanhamento exclusivo de professores bem formados, de um numero correto de alunos em sala, aulas de reforço e apoio dos pais para, entre outros garantir uma boa formaçãO.


fonte:www.destakjornal.com.br
24 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário