A Arte de Educar

“ Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.”

Jean Piaget





terça-feira, 1 de junho de 2010



É um projeto que tem como objetivo principal complementar a formação do indivíduo, apresentando e despertando nele o gosto pelas artes cênicas; a formação de novas platéias bem como o funcionamento de um espetáculo e o modo como se comportar diante uma peça teatral.

Nem toda criança já foi platéia; nem todo pai ou toda mãe já levou seu filho (a) a algum espetáculo ou mesmo tiveram oportunidade de ir; nenhum de nós nasce sabendo que o comportamento de cada indivíduo interfere no meio em que ele se encontra... Pensando em tudo isso foi que desenvolvemos uma breve oficina, que será realizada antes de cada apresentação, que de forma lúdica irá apresentar para as crianças os comportamentos ideais e inadequados para quem compõe uma platéia.

O conhecimento adquirido nessa oficina se estende a outros campos da vida da criança, já que ela pode assimilar de forma prazerosa e gradativa, que seu comportamento pode variar de acordo com o local e situação em que ela se encontra.

O fácil acesso a sede do grupo é o que motivou a formatação desse projeto para a Secretaria de Educação de Taboão da Serra. Onde dessa forma também, é possível que realizemos o projeto num todo: a formação, o acompanhamento e o amadurecimento de platéias que é o foco principal para que se possa propiciar a continuidade do fazer teatral.


A Cia. de Teatro Encena está localizada na Rua Sargento Stanislau Custodio, 230, Jd. Jussara. (Rua ampla e tranquila permite que os ônibus sejam estacionados na frente do Teatro). Conta com uma sala de espetáculos com 60 lugares.

Para o Projeto Semeando Platéias sugerimos 4 apresentações, aos sábados, nos seguintes horários: 9, 11, 13 e 15 horas.
Criamos para o projeto o seguinte Pacote Promocional: R$ 250,00 (Quatrocentos reais) por apresentação.


Agenda de espetáculos (previsão)
2ª fase - Espetáculo “Júlia quer ser Fada” (Junho, Julho e Agosto)
3ª fase - Espetáculo “Chapeuzinho Vermelho” (Setembro e Outubro)


Espetáculo 2
**Agenda disponível**

Júlia Quer ser Fada!


Sinopse: Numa densa floresta uma garota aficionada por leitura foge de casa e com a ajuda de um Espantalho que ganha vida, sai em busca de uma varinha mágica que está em poder de uma tresloucada Bruxa.

Com essa fábula “Júlia” mostra o mundo mágico e maravilhoso que a leitura e a imaginação podem proporcionar a um leitor.
É uma história cheia de emoção: Momentos alegres, tristes e a busca intensa da felicidade.

O espetáculo retrata o poder da leitura na infância e na formação de uma criança; o quão excitante e maravilhoso pode ser a viagem proporcionada por uma boa leitura.
Aliando a magia dos contos de fadas e a imaginação infantil, uma boneca interage com sua dona; um velho espantalho ganha vida e uma madrasta semi analfabeta enfrenta uma bruxa solitária que sonha em ser cantora.

Estimular a leitura é essencial na vida das crianças. A história dessa menina que se diverte com o simples prazer de ler, rebate a idéia de que a leitura é uma coisa chata e estática.
Despertando o interesse das crianças pelo hábito da leitura, formamos cidadãos mais completos!

Faixa Etária: 04 a 8 anos Duração: 50 minutos
Excepcionalmente para este projeto: R$ 250,00 por espetáculo


A Cia. de Teatro Encena

A Cia. Encena vem desenvolvendo desde sua fundação em 1997, um trabalho que visa estudar e analisar o Homem dentro de um contexto social e político em diferentes fases da história.
Buscamos um teatro onde o espectador se divirta; se emocione; reflita; identifique o meio em que vive ou viveram seus antepassados; compreenda a si e a seus semelhantes e tenha por fim, a esperança e a crença de que ele pode e deve melhorar o mundo.
Site: www.encena.art.br

Sobre a Sede
Nossa sede está localizada na Rua Sargento Estanislau Custódio, 130 – Jd. Jussara – Entre a Avenida Intercontinental e a Avenida Pirajussara.
Esse espaço foi adquirido em 2002, era um galpão onde funcionava um fábrica de molduras na região do Butantã. Hoje é nossa sede é lá que ensaiamos, estudamos, nos reunimos, construímos nossos cenários, guardamos adereços e figurinos, todo nosso acervo está lá.
Esse espaço passou por uma reforma, ficou pronto em 2007. Agora conta com uma sala de espetáculos, com capacidade para 60 espectadores.

Contato e Contratação

Lucia Sant´Anna - Floquinho
sant_lure@hotmail.com
Tel 4685-5860 e 9752-8865

Lídia Sant’Anna
Telefones: 8304-6552 e 4166-8562
Email: lidia.c.santanna@bra.dupont.com

Um comentário:

  1. Já assisti Júlia quer ser fada, e adorei, é um espetáculo muito envolvente, e as crianças gostam bastante.
    Agora estou curiosa para ver Chapeuzinho Vermelho, deve ser uma gracinha.
    Parabéns Lídia, você e seu grupo são geniais.
    Beijos.
    Eliane

    ResponderExcluir